sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A tomada de posse do novo presidente dos E.U.A. rodeou-se de um enorme entusiasmo quer nos Estados Unidos, quer no resto do mundo. Por um lado, eu compreendo dado que a administração Bush foi uma desgraça, duas guerras e por fim uma enorme crise económica devido a uma crise financeira causada pela ganância de alguns magnatas financeiros.
É verdade que Obama parece ter carisma e até tem tido excelentes iniciativas no início do seu mandato como o envio de dois negociadores ao Médio Oriente e o encerramento de Guantanamo.
Eu não escondo alguma pequena simpatia por Obama, devido ao facto de ele ser o primeiro presidente negro dos EUA e por ser Democrata que são mais moderados em relação aos Republicanos que preferem as guerras e o neoliberalismo extremo.
No entanto, ele não passa de um Homem, logo tem defeitos, depois existem imensos grupos poderosos ligados ao capital financeiro que pretendem influenciar a política para daí obter dividendos.
Eu não acredito em políticos, pois na sua maioria são maus, as grandes guerras foram causadas por quem? Pelos políticos ou pelas religiões, mas sob influência dos políticos ou então pelos políticos (chefes) das religiões.
Eles servem-se do Estado para se promoverem e ajudarem os seus amigos e familiares; usam o Estado para e o artifício da lei para oprimir a maioria do povo.
Repito, não sou muito adepto de políticos, mas acompanho e em Outubro irei votar nas legislativas em Portugal para ver se alguma coisa muda, mas à política prefiro a literatura. No entanto, os políticos até dão umas personagens muito interessantes nos meus livros, só que por vezes, não são personagens muito bem tratadas.

Sem comentários: