sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dia Histórico

Sei que não o tema mais importante nos tempos de crise económica e social, mas não deixa de ser um tema pertinente.
Foi aprovado hoje na Assembleia da República, a Lei que possibilita o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eu julgo que foi um grande passo, pois não podemos discriminar uma parte da sociedade portuguesa, só porque pensa diferente, age de forma diferente e vive de outro modo. Temos de respeitar as minorias; temos de deixar o conservadorismo, temos de deixar de marginalizar as minorias, sejam elas quais forem.
O casamento não é mais do que um contrato que pode ser quebrado a qualquer momento. Para muitos esta lei é injusta, porque vulgariza algo que é sagrado. Ora, pura mentira, na medida em que se fala do casamento civil. O Estado não tem que ser confessional, nem pode impedir ninguém de viver com quem quer, onde quer e como quer, restringindo assim os direitos das pessoas.
Quanto aos conservadores que me desculpem, mas é por Portugal ter vivido sempre baseado em princípios pseudo-conservadores, retrógrados e antiquados é que temos imensas pessoas revoltadas, pois os princípios ditos conservadores apenas servem para causar sofrimento a milhões de seres humanos, sobretudo àqueles que pertencem a minorias como é o caso dos homossexuais, pessoas com deficiência, pessoas de raças diferentes, etc.
Lamento até que pessoas que se dizem religiosas, sejam elas católicas, protestantes, muçulmanas ou judeus se enquadrem em grupos de pessoas intolerantes e que mais não estão do que a rejeitar seres humanos, pessoas que são seus irmãos, filhos de Deus e habitantes da mesma mãe, a natureza. Eu próprio pertenço a uma minoria e sempre fui penalizado por isso, incluindo até por muito boa gente da região onde nasci, perto da qual resido e trabalho neste momento. Lamento que em Portugal se tenham de engolir muitos "sapos vivos" por causa dos preconceitos que persistem na mente de muitas pessoas e não é só de agricultores ou operários, também pessoas que deveriam ter outra forma de pensar como advogados, enfermeiros, professores, etc. Não tolero pessoas fundamentalistas, que julgam ser juízes de tudo e de todos e ainda mais abomino pessoas racistas e amigas da discriminação.
Todo o ser humano tem direito a ser feliz e, se errar, ele próprio será responsável por isso, mas nunca o deveremos impedir de nada, apenas se ele infringir as normas sociais, a lei ou a ética profissional ou social.
deveriam ser mais tolerantes e aceitar benignamente a evolução para que quem por qualquer razão pertence a uma minoria não tenha de ser permanentemente estigmatizado, lutando todos os dias pela sua dignidade enquanto pessoa humana. ABAIXO A INDIFERENÇA, O PRECONCEITO E A INJUSTIÇA, VIVA A TOLERÂNCIA E O PROGRESSO SOCIAL.

Sem comentários: