domingo, 17 de outubro de 2010

Cain de José Saramago

Cain foi o último livro de Josum casal de cada espécie animal se salvaram.
O que Saramago faz é uma reescrita da bíblia, mas ridicularizando a figura de Deus, considereando-o apenas um homem. é Saramago, cuja polémica causada, sobretudo pela igreja católica não deixou ninguém indiferente.
A história baseia-se no primeiro livro b´´da bíblia, os Génisis, o qual relata a a criação do mundo por Deus em sete dias, os primeiros seres humanos existentes na terra, os castigos de Deus por causa das maldades dos homens, incluindo o dilúvio universal em que apenas Noé, a sua família e um par de cada espécie animal.
O que Saramago fez foi uma reescrita de parte dos Génisis, na qual Deus é uma figura ridicularizada e tornada igual a um ser humano. além disso, é feito o contraponto entre Adão e Eva, segundo o livro dos Géneisis, o primeiro casal sobre a terra, criado por Deus e os outros seres humanos que povoavam a terra, fruto da evolução natural da vida e do ser humano na terra.
Adâo e Eva tiveram dois filhos, tendo Caim, matado o irmão, Abel, por ciúmes, recebendo por isso como castigo de Deus o vaguear pela terra sem destino. Cain começa então a viajar no tempo, visitando todos os locais e situações em que os homens foram castigados por Deus.
O final do livro revela-nos talvez uma faceta de José Saramago, a sua religiosidade e a sua busca incessante por Deus, Deus esse que, provavelmente, ele nunca conseguiu encontr.
A discussão sem fim entre Cain e Deus, fruto da inimizade entre ambos, representa, a meu ver, o desentendimento eterno, o afastamento, o desentendimento que sempre existiu entre Deus e os homens, ao ponto de haver entre ambos objectivos diferentes para o mundo. José Saramago intitulava-se ateu, mas ele procurava Deus, o seu Deus, a sua dimensão divina, talvez não fosse exactamente a imagem de Deus bíblico ou aquele que as diferentes igrejas os sempre nos quiseram dar.
é um livro que aconselho a qualquer pessoa. Devemos semre ler com espírito crítico, até porque se trata de literatura, aliás nem achei nada de perverso no livro, apenas uma interpretação e uma criação literária. Boas leituras.

Sem comentários: