quinta-feira, 11 de setembro de 2008

As estatísticas na educação

O novo ano escolar está a começar e temos assistido a um ilimitado número de estatísticas que nos dizem que o insucesso escolar reduziu muito no passado ano lectivo.
Muitas pessoas e organizações vieram logo dizer que os exames foram mais fáceis, a burocracia que é reprovar um aluno e a pressão que alguns conselhos executivos fazem sobre os professores no sentido de passarem os alunos contribuirão para esta aparente melhoria. Sem querer dar razão a uma das partes, apenas gostaria de perguntar: será que o insucesso escolar é uma problemática que se consegue inverter assim tão rapidamente? Sempre pensei que seria uma questão de tempo, pois o insucesso escolar tem a ver com a sobrecarga horária dos alunos, com factores culturais, etc, por isso, não são as medidas do governo ou a pressão dos conselhos executivos que por si só fazem melhorar as aprendizagens. No entanto, o insucesso escolar irá continuar a diminuir dado que um dos itens da avaliação dos professores é o sucesso escolar dos seus alunos, logo qualquer docente irá atribuir aos seus alunos boas notas, quer eles saibam, quer não saibam, uma vez que o docente pensa é na sua carreira e na manutenção do seu posto de trabalho e não na qualidade daquilo que faz.

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