segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Temos assistido nos últimos meses a uma onda de violência e assaltos em Portugal.
Em qualquer sociedade e com qualquer regime político existem crimes. Sempre houve e sempre haverá actos criminosos.
Ao contrário do que se diz a violência não se resolve exclusivamente com policiamento, se assim fosse nos Estados Unidos não haveria crimes.
O facto de estarmos a passar por uma crise económica, financeira e social com muito desemprego, precariedade no emprego, baixos-salários, grupos de jovens sem qualquer controlo, endividamento de muitos cidadãos, leis agressivas sobre os trabalhadores, bairros sociais para onde se mandam todas as pessoas que necessitam de habitação social, etc. podem ser algumas das causas destes crimes. Por outro lado, a cultura consumista e o apelo ao consumismo, atraem sobretudo a juventude que vendo-se sem dinheiro pode fazer com que parte dos jovens enveredem por vias mais fáceis como as do roubo e da violência.
Finalmente, estamos numa fase em que não se dá valor a nada, isto é, com muita facilidade se dispara um tiro, mata-se uma pessoa que muitas vezes está a trabalhar, destrói-se um automóvel, etc. Estou de acordo com os inúmeros comentadores que dizem estarmos numa fase em que não se valoriza a vida humana, aliás até se despreza ao ponto de se matar com toda a facilidade.
Concordo que os praticantes e os mandantes destes crimes sejam castigados por aquilo que fizeram, no entanto, se não se combater as causas do crime, (por exemplo falta de ocupação)este tenderá a aumentar.

Sem comentários: