sábado, 23 de maio de 2009

Henrique Bexiga

Henrique Bexiga- Contos da fase contemporânea - é o nome do meu terceiro livro.
Depois de: A vida e os horizontes da mudança, livro com treze contos, dos quais destaco - Viagem infindável, Quando desapareceu o ministro das finanças e No comboio. E Os doze rapazes - novela que espelha o actual clima negativo que se vive nas escolas portuguesas.
Nos sete contos deste livro, bem como as obras anteriores abordam temáticas tão reais como o exercer o poder pela negativa; o bem-estar, a felicidade, a liberdade, a injustiça o desemprego, a solidão, o endividamento, a injustiça, o sofrimento, a violência, o ambiente.
Apesar de escrever contos, e novelas focando questões sensíveis, tudo não passa de literatura, que alguns poderão considerar de intervenção e de crítica social e até política.
Não temo as consequências negativas devido àquilo que escrever, apenas escrevo literatura, muito embora muita dela seja de intervenção, porque não me quero limitar unicamente a escrever romances históricos, novelas românticas ou literatura intimista, emora tenha histórias de amor e de traição para escrever.
Sou um escritor independente, não sendo por isso, um escritor do sistema, dependente de grupos económicos, de partidos políticos ou de poderes mediáticos. Também não escrevo para me tornar famoso, sensacionalista, vaidoso. Pretendo unicamente que os meus livros sejam lidos, livros esses que me deram prazer a escrever e aos quais eu dediquei imenso tempo em frente ao computador sozinho, usando as mãos e as palavras que brotaram da minha mente.
Não temo as consequências de escrever alguma literatura de intervenção, até porque não pretendo ofender governos, pessoas ou outras instituições públicas ou privadas, apenas pretendo chamar à atenção para o estado depressivo e doentio em que vive a sociedade actual, para a pobreza cultural em que vivemos, a falta de valores e as consequências da injustiça e do sofrimento.
Não tenho medo das consequências, porque nunca tive facilidades na vida, aliás quem me conhece sabe que isso é verdade; em Portugal já tenho a ficha feita, mesmo sem ter cometido nenhum crime; não tenho aspirações políticas; não pretendo e se o pretendesse nunca chegaria a director de nenhuma empresa ou organismo público; no posto de trabalho que vou tentando manter, não estou à espera de grandes progressos; sou um simples e humilde cidadão do mundo, um homem do povo.
Os próximos livros da minha autoria são romances, os quais irão ser editados em finais deste ano ou o mais tardar em 2010. Como a escrita me dá liberdade e me faz feliz, irei continuar a escrever e a editar livros na editora Ecopy ou noutras editoras que aceitem trabalhar comigo.
Henrique Bexiga vai estar à venda a partir do final de Maio/início de Junho de 2009, no site da editora Ecopy: http://ecopy.macalfa.pt - pelo e-mail: encomendas.ecopy@macalfa.pt e em livrarias de referência entre as quais destaco: Livraria Leitura e lojas Ecopy no Porto, Livrarias Portugal e Apolo 70 em Lisboa, Livraria Infante no Funchal e Livraria Americana em Leiria. Agradeço desde já a todos os que leram os meus livros e aos que lerem este que acaba de sair e os próximos, os quais serão anunciados oportunamente neste blogue e noutros locais da Internet.

2 comentários:

António Miguel Miranda disse...

Camarada Choco espera por si"

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Acha que eu nã tenho coisas mais pertinentes na vida para fazer do que ir ter consigo? Por exemplo festejar a derrota de Sócrates, escrever, ler e a mulher...