segunda-feira, 2 de março de 2009

Ensaio Sobre a Lucidez

Ensaio Sobre a Lucidez é um romance da autoria de José Saramago, editado em 2004 pela editorial caminho. Surgiu na sequência do livro Ensaio Sobre a Cegueira editado uns anos antes.
Na capital de um país imaginário, na segtunda eleição, oitenta e três por cento dos eleitores votaram em branco, o que provocou a ira dos governantes que em vez de meditarem sobre as causas daquela atitude da população, mandaram investigar, a fim de descobrir os responsáveis por aquele boicote, deixando,ao mesmo tempo, a cidade e a população à sua sorte.
Muitas pessoas disseram que este livro é um apelo à abestenção, mas não é, até porque não passa de literatura. Este romance é uma alegoria relativamente à crise da democracia actual, ao autoritarismo e à falta de soluções dos governantes.
Face ao que se tem passado nos útimos anos em Portugal, este iromance apesar de ser unicamente uma excelente obra literária, dá que pensar.

2 comentários:

Catarina Ramos Perpétuo disse...

Eu adoro Saramago, fico à espera de mais dicas! Recentemente comprei cinco dos seus livros, ando a tentar arranjar tempo para os ler a todos de uma assentada.

José Dourado disse...

Faz bem, AC. Houvesse mais Saramagos neste mundo afundado em capital de egoísmo e exploração!
Este livro em particular conduz-nos, como refere o Luís, à reflexão acerca do estado actual das ditas democracias. Democracia é incomparavelmente mais do que simplesmente votar de quatro em quatro em anos. Conduz-nos esta obra directamente ao conceito de democracia directa, que é a verdadeira essência da democracia.