sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sara


Falei no post anterior da etimologia do nome Sara Cristina e da sua data de nascimento, porém esqueci-me de referir que ela é uma menina mito bonita, meiga, calma e tem um chorar muito doce, excetuando quando está zangada. Pena e que dentro de algumas semanas terei de estar muito menos tempo com ela, porque irei voltar ao meu trabalho. Mas tuso se há-de arranjar. Há tempo para tudo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sara Cristina


Coimbra, 16, agosto de 2012, nasceu Sara Cristina. Em Português, com apenas quatro letras se escreve este nome de origem hebráica, que quer dizer - princesa. Remonta a tempos bíblicos do Velho Testamento. Sara, mulher muito formosa, era esposa de Abrãao, inicialmente o seu nome era Sarai. Abrão é considerado o pai dos crentes, porque Deus se revelou a ele como sendo o único e verdadeiro Deus de todo o Universo. Sara era estéril, mas Deus prometeu a Abraão que iria ser pai de um filho, Isaque, por ele tão desejado e concebido na velhice de Sara. Abrão é considerado por isso o pai de todos os crentes, porque todos os crentes em Deus, cristãos, muçulmanos e judeus, acreditam que Abrão foi o escolhido para a celebração de uma aliança entre Deus e os homens que sobre a Terra o amam e o adoram. Cristina significa ungida do Senhor. Ao longo dos séculos foram muitas as mulheres qe se chamaram Sara e muitas que se chamaram Cristina. Há uma semana, surgiu sobre este nosso admirável mundo mais uma Sara, a qual tem a particularidade de ser minha filha. Uma menina muito bonita, bem disposta e com um choro mito bonito, exceto quando está zangada. Sejas bem-vinda Sara Cristina ao nosso planeta Terra e ao nosso querido Portugal.

sábado, 4 de agosto de 2012

Quase 13500 horários-zero

1 de No passado dia agosto foram publicadas as listas provisõrias de candidatos à mobilidade interna de docentes. Já se previa a catástrofe que foi. A constituição dos megaagrupamentos, o aumento do número de alunos por turma (turmas entre 26 e 30), a redução da carga horária de algumas disciplinas e a eliminação de outras teria esta consequência. Qual o objetivo de tudo isto? Unicamente um, poupar, medidas economicistas, mais nada. O ministro diz que só irao contratar os professores indispensáveis, é claro, sempre assim foi, só que os contratos irão reduzir quase a zero, porque serão ainda alguns milhares que a 31 de agosto não terão horário. O ministro diz que todos os horários-zero irão ter ocupação nas escolas a dar aulas, assessorar os colegas ou ainda a dar apoio aos alunos com mais dificuldades. Sempre assim se fez e só e assim, porque o governo não os pode colocar na mobilidade especial para já nem despedir, ate porque teria de criar mecanismos legais e pior do que isso, teria que os indemnizar, mas no futuro se a falta de dinheiro continuar ou se se agravar, estes docentes com horário zero serão candidatos a deixar a função pública. Eu sei que custa ter hora´rio-zero, porque sou professor e já estive nessa situaão e ainda posso vir a estar no próximo ano letivo. Psicologicamente é arrasador, a pessoa sente-se descartável, de segunda e posta à margem. Acho os professores muito passivos, as grandes manifestações, greves, etc já são coisas do passado. Está a acontecer com os professores o que já se passa com os restantes portugueses, ou vão tentanto sobreviver com o emprego ou com o subsídio que têm; ou vão-se agarrando à família, a casa, o carro, umas ´das à praia, etc. ou ainda esperam por dias melhore que nunca mais virão, porque a última finalidade desta política é conduzir-nos a todos à condição de escravos, basta olhar para as alterações do Código de Trabalho que entreram em vigor a um de agosto, aliás os trabalahdores do setor privado, dentro de semanas ou meses irão perceber, mesmo sem terem lido a lei.